Resumo

Este estudo teve como propósito contribuir para as reflexões sobre as atuais condições do ensino da dança nas escolas, e teve como objetivo central verificar como se encontra o ensino da dança nas escolas públicas municipais de ensino fundamental da cidade de Itajaí/SC e se a cultura da competição em dança existente na cidade se transfere para a escola. Para tanto, a pesquisa de campo buscou informações com treze professores/as que atuam no ensino de 5ª a 8ª série, por meio entrevista, e com oitenta e dois alunos de 8ª série do ensino fundamental, por meio de questionário. Também, foram analisados os documentos que dão suporte ao planejamento da educação física, fornecidos pela Secretaria de Educação do Município. A pesquisa caracterizou-se como descritivo-exploratória de abordagem qualitativa e, para a interpretação dos dados, utilizou-se da análise do conteúdo. A análise dos dados sobre os documentos de Itajaí evidenciou a carência do ensino da dança nas escolas da rede pública municipal dessa cidade, assim como a relação dos/as professores/as com esses documentos. Foi constatado que a dança não tem presença significativa no ambiente escolar, em aulas de educação física, aparecendo eventualmente com caráter utilitário para auxiliar o ensino de outros conteúdos. Os/as professores/as entendem que a dança é um conteúdo importante, porém não se consideram capacitados para o seu ensino. Dentre os problemas apontados pelos educadores, foram destacados: a falta de espaço físico; a insuficiência da formação acadêmica – principalmente em função das configurações curriculares dos cursos superiores de Educação Física; e a falta de vivência desses professores em dança, tanto durante a formação acadêmica quanto na educação escolar. Apesar de haver a cultura da dança competitiva na cidade de Itajaí, os/as alunos/as não têm esse entendimento sobre ela: acreditam que a dança é uma atividade de lazer que permite a expressão de sentimentos e proporciona prazer.

Acessar Arquivo