Resumo

No cenário plural das atividade que compõem os programa da disciplina educação Física ministrada nas escolas de 1e e 29 graus, a presença da dança, embora não se constitua regra geral, é uma realidade crescente. Este fato, ratifica a relação de identidade entre essas atividades e alerta para a importância de uma reflexão mais ampla sobre essa problemática. Neste entendimento, este estudo apresenta os resultados de um projeto desenvolvido com 158 estudantes, entre crianças e jovens, e 17 professores de Educação Física das escolas públicas municipais da cidade de João Pessoa - PB. Os objetivos deste estudo foram: identificar as dificuldades dos docentes para utilizar a dança como conteúdo didático da educação física escolar, e experimentar, sistematizar e avaliar conteúdos de dança para os 4 ciclos do Ensino Fundamental. Este trabalho desenvolveu-se através de levantamento bibliográfico sobre dança-educação e dança-educação física, á luz da produção teórica existente e das diretrizes definidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de encontros pedagógicos com os professores visando detectar as suas dificuldades no ensino da dança. Os conteúdos levantados foram trabalhados com os professores e aplicados, durante um período de 6 meses, aos alunos que, espontaneamente, aderiram ao projeto. Os resultados do estudo apontaram que a principal dificuldade dos professores reside no pouco conhecimento dos aspectos teóricos, técnicos e metodológicos da dança. A experiência vivenciada indicou a viabilidade da utilização dos conteúdos sistematizados pelo estudo para o ensino da dança desenvolvida no âmbito da educação física escolar.