A Dança na Escola
Por Daniela Rocha (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 6, n 3, 2007.
Resumo
Na perspectiva da diversidade e da multiplicidade de ropostas e ações que caracterizam e considerando a dança como uma das manifestações da cultura corporal de movimento, que se apresenta como conteúdo curricular da Educação Física, buscamos compreender qual lugar reservado para a dança na escola. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o contexto da Educação Física da rede municipal de Ensino Fundamental do município de Barueri no que se refere a inclusão da dança nas aulas de Educação Física. Denatureza descritiva qualitativa, o estudo teve como sujeitos onze professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Barueri – SP. Para coleta de dados, utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas e os resultados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo das respostas. Pudemos verificar que a dança no contexto escolar, vem sendo trabalhada somente em datas comemorativas e eventos especiais de acordo com o cronograma da unidade escolar e a formação profissional com ênfase em atividades esportivas consideradas mais importantes e a falta de afinidade constituem os fatores que colaboram para a ausência da dança no contexto escolar.