Resumo

A dança, no Sistema Educativo Português, integra os Programas de Educação Física, sob a designação de "Actividades Ritmico-Expressivas/Dança". O objectivo foi o de caracterizar a situação do ensino da dança nas escolas do 29 e 3e Ciclos do Ensino Básico do distrito de Lisboa, constituído por uma amostra de (N=23) professores dos 77 que leccionam dança, sendo 162 professores os que não a leccionam. Os instrumentos utilizados foram o inquérito por questionário e o inquérito por entrevista.O modelo estatístico, orientado numavertentedescritiva, recorreu à estatísticagráfica e classificação tabelar. Como principais resultados destaca-se que: a dança no distrito de Lisboa é leccionada em menos de metade das Escolas do Ensino Básico. Os professores, maioritariamente Licenciados em Educação Física, têm formação inicial em Dança, possuem reduzida experiência profissional no ensino da mesma e não realizam de forma regular formação contínua. Não foi encontrada uma relação de causalidade entre a integração curricular da dança e o aumento da leccionação da mesma. Constatou-se ainda, uma relação entre a forma maisleccionada (Dança Tradicional) e a formação inicial na mesma. Acarga horária anual para o ensino da dança é muitoreduzida. A minoria considerou que a avaliação da dança não influenciao nível final de Educação Física. Os principais problemasapontados foram a insuficiente ou ausente formação inicial e/ou contínua e a inadequação de instalações e material. Concluiu-se assim que o ensino da dança tem uma reduzida expressão nas Escolas do Ensino Básico do distrito de Lisboa.