Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais saberes/conhecimentos permeiam o desenvolvimento da Dança no processo de formação do profissional de Educação Física nos cursos de graduação em Educação Física presentes no Estado de Mato Grosso, na visão dos professores responsáveis por esse conteúdo nas instituições de Ensino Superior. O referencial teórico abordou o processo formativo docente, os saberes e conhecimentos mobilizados na prática docente, a formação em Educação Física, bem como os saberes e conhecimentos da área, e conceitos e saberes da Dança e a relação desta com a Educação Física. A pesquisa se caracteriza como descritiva, apresentando abordagem qualitativa. O trato com os dados ocorreu a partir da análise interpretativa, que permite atribuir um significado mais amplo às respostas. O universo é composto por 11 cursos de Licenciatura em Educação Física existentes no Estado de Mato Grosso, nos quais se faz presente o ensino da Dança em disciplinas específicas e correlatas. Os sujeitos são 12 professores responsáveis pelo ensino da Dança nesses cursos. Os instrumentos de pesquisa foram um questionário, composto por questões que versaram sobre conceitos de Dança, conhecimentos sobre Dança importantes para o profissional de Educação Física e a relação entre Dança e Educação Física, e a análise documental dos programas das disciplinas de todas as instituições, relacionando-os às respostas dos sujeitos. Foi identificado que 11 professores possuem graduação em Educação Física e 1 graduação em Dança, sendo que 9 deles possuem especialização em Educação Física Escolar. Além da especialização, 5 possuem Mestrado e 1 professor encontra-se em fase de doutoramento. Constatou-se que 10 professores passaram por vivências diferenciadas em Dança, fato que pode contribuir para um melhor entendimento dos aspectos que a envolvem. Em relação aos conceitos sobre Dança, as respostas direcionaram-se a questões ligadas à expressividade e afetividade pelo movimento, linguagem não verbal, expressão artística e fonte de conhecimento e informação. Em todos os conceitos é possível identificar a visão de mundo subjacente expressa pelo movimento dançante, que varia de acordo com o seu percurso histórico e com quem a protagoniza. Os professores citaram o ritmo, consciência corporal, contextualização histórica e cultural, aspectos pedagógicos, relação teoria e prática, formação de conceitos e tipos de danças como elementos importantes na formação profissional. Tais respostas permitem entender que há, para alguns professores, uma compreensão e conhecimento das múltiplas possibilidades de abordagem da Dança, o que se confirma nos programas das disciplinas propostos. Poucos professores entendem ser eficiente para o aprendizado a maneira como a Dança está configurada no curso de Educação Física. Dificuldades se fazem presentes no ensino da Dança no curso, referindo-se ao preconceito com a modalidade por parte dos acadêmicos, expectativa de trabalho  técnico pelos acadêmicos e imagens estereotipadas da Dança, dentre outros. Os professores têm como objetivo que os alunos apreendam os conhecimentos básicos sobre Dança, o que envolve vários de seus elementos para trabalhar na escola como conteúdo da Educação Física, valorizando-a como instrumento pedagógico e como manifestação cultural por meio de práticas educativas que despertem a atenção e o interesse para as possibilidades de vivências proporcionadas por um conteúdo tão rico.

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