Resumo

Este trabalho propõe avaliar e colocar em discussão uma experiência com o ensino da dança na Escola João Pernambuco e no Centro de Criatividade Musical, que, por sua vez, remete às reflexões iniciadas na monografia "A dança na Escola: Cultura corporal de massa, popular ou erudita?(1993)" Considerando a análise feita anteriormente das diferenças e semelhanças da dança nas três vertentes culturais, como também a observação da vida extra-escolar de alunos adolescentes, a prioridade tem sido colocar em prática um caminho metodológico para o ensino da arte do movimento corporal, de maneira que acompanhe a evolução da sociedade contemporânea. Admitindo ser uma questão de acesso o fato de que os alunos têm se adaptado a formas culturais importantes consumidas e reproduzidas, a perspectiva é de que haja uma superação e ampliação de seus repertórios musicais/corporais, bem como a construção de um novo conhecimento estético, através do reconhecimento de uma estética universal da cultura corporal.Ao transformar uma aula formal num laboratório de integração de diferentes ritmos e formas de expressão pelo movimento, acredita-se na existência de uma aliança entre os sentidos educativo, estético e cultural.

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