A Dança na Educação Física Escolar
Por Ana Paula da Costa Macedo Lima (Autor), Rui Anderson Costa Monteiro (Autor).
Resumo
A danÇa É uma antiga manifestaÇÃo de comunicaÇÃo e representaÇÃo da vida por meio do movimento ritmado (ferramenta cultural e educacional importante). PorÉm, seu desenvolvimento na escola ainda É desafiador para os professores, na maioria das vezes, pela inexperiÊncia que gera a inseguranÇa para aplicÁ-la. Vale destacar que a danÇa consta nos documentos curriculares e por isso lanÇamos como problema de pesquisa o seguinte: Como a danÇa se apresenta no currÍculo escolar oficial? Os objetivos consistiram na reflexÃo sobre a danÇa na EducaÇÃo FÍsica escolar e anÁlise dos documentos oficiais curriculares. Para tanto, o estudo caracterizou-se como uma pesquisa de revisÃo bibliogrÁfica, de anÁlise qualitativa e abordagem exploratÓria. A EducaÇÃo FÍsica escolar se difere das demais disciplinas pelo fato de difundir o movimento enquanto cultura. A danÇa neste componente curricular possibilita ao professor ajustar propostas educacionais de ensino voltadas À realidade social da escola, sem desconsiderar o contexto global, desenvolvendo-a com base nas orientaÇÕes apresentadas em documentos oficiais que regem os currÍculos da EducaÇÃo BÁsica. Aspectos da danÇa, como as emoÇÕes, anseios, discussÕes sobre injustiÇa, discriminaÇÃo, igualdade, entre outros, sÃo relacionados nos objetivos de ensino/aprendizagem dos documentos oficiais. O interessante É que mesmo o tema danÇa nas atividades rÍtmicas ser objeto de aprendizagem nas disciplinas de EducaÇÃo FÍsica e Artes, ele É pouco difundido nas escolas. Os PCNs (1997) apresenta o Bloco de ConteÚdos - Atividades RÍtmicas e Expressivas. No CurrÍculo do Estado de SÃo Paulo - Linguagens, CÓdigos e Suas Tecnologias do Estado de SÃo Paulo a EducaÇÃo FÍsica escolar É estruturada por eixos de conteÚdos: jogo, esporte, ginÁstica, luta e atividade rÍtmica. O currÍculo da rede pÚblica do municÍpio de SÃo Paulo, intitulado “CurrÍculo da Cidade”, aborda os seis eixos temÁticos da cultura corporal durante os nove anos do Ensino Fundamental: Jogos/Brincadeiras; Lutas; Esportes; DanÇas; GinÁsticas e PrÁticas Corporais de Aventura. “A danÇa, assim como o esporte, É uma das manifestaÇÕes da cultura do movimento mais importantes e relevantes em todo o mundo”. (KUNZ, 2004; p. 90). “A danÇa É uma das raras atividades humanas em que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espÍrito e coraÇÃo”. (GARAUDY, 1980, p. 9). A danÇa estÁ reduzida Às datas comemorativas. Evidencia-se a relevÂncia da danÇa, mas as dificuldades dos professores e concepÇÕes equivocadas sobre a danÇa comprometem sua aplicaÇÃo em aula. A prÁtica da danÇa fortalece a autonomia da crianÇa, desenvolve suas capacidades intelectuais de maneira consciente e crÍtica, estimula a inteligÊncia e amplia o senso de cooperaÇÃo e afetividade, valoriza o respeito Às diferenÇas e favorece o conhecimento das diversas manifestaÇÕes culturais, artÍsticas e corporais, e nÃo À toa, É conteÚdo em todos os documentos oficiais de currÍculo da EducaÇÃo FÍsica escolar.