A Dança na Educação Física Escolar Por Meio do Jogo Eletrônico Just Dance
Por Luanna da Silva Lima (Autor), Arthur Bispo de Moraes (Autor), Rosa Maria Rayol Reis (Autor), Anibal Correia Brito Neto (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Considerada um dos temas da cultura corporal (SOARES et al., 2012) e uma unidade temática a ser abordada, dentre outros, pelo componente curricular Educação Física (BRASIL, 2017), a dança constituiu-se o mote da experiência pedagógica relatada neste estudo. Com o objetivo de possibilitar vivências lúdicas, de livre experimentação e interpretação do movimento, no universo rítmico e expressivo da dança, aos alunos do 2º e 3º do ensino fundamental de uma escola pública de Belém do Pará, propôs-se uma sequência didática a partir do jogo eletrônico Just Dance, desenvolvido pela empresa francesa Ubisoft.Dotado de vasto repertório musical e coreográfico, que expressa diferentes ritmos e manifestações culturais, priorizou-se, durante a realização deste jogo eletrônico, a fruição, a autonomia e a possibilidade de reelaboração dos alunos, em detrimento das escalas de pontuação e precisão imitativa possibilitada pela reprodução de um dançarino virtual, pois conforme adverte Brasileiro (2003, p. 57), seria de suma importância fomentar “a expressão original de cada aluno e dar a eles o sentido de grupo social, à medida que lhes permitam reconhecer-se como agentes que vivenciam, refletem e reelaboram sua cultura”.