Resumo

INTRODUÇÃO 

Considerada um dos temas da cultura corporal (SOARES et al., 2012) e uma unidade temática a ser abordada, dentre outros, pelo componente curricular Educação Física (BRASIL, 2017), a dança constituiu-se o mote da experiência pedagógica relatada neste estudo. Com o objetivo de possibilitar vivências lúdicas, de livre experimentação e interpretação do movimento, no universo rítmico e expressivo da dança, aos alunos do 2º e 3º do ensino fundamental de uma escola pública de Belém do Pará, propôs-se uma sequência didática a partir do jogo eletrônico Just Dance, desenvolvido pela empresa francesa Ubisoft.Dotado de vasto repertório musical e coreográfico, que expressa diferentes ritmos e manifestações culturais, priorizou-se, durante a realização deste jogo eletrônico, a fruição, a autonomia e a possibilidade de reelaboração dos alunos, em detrimento das escalas de pontuação e precisão imitativa possibilitada pela reprodução de um dançarino virtual, pois conforme adverte Brasileiro (2003, p. 57), seria de suma importância fomentar “a expressão original de cada aluno e dar a eles o sentido de grupo social, à medida que lhes permitam reconhecer-se como agentes que vivenciam, refletem e reelaboram sua cultura”.

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