Resumo
A presente trabalho visou atender às problemáticas identificadas na escola em que a pesquisa foi realizada. O preconceito é uma atitude presente nas aulas de Educação Física, especialmente quando os conhecimentos de Dança são tematizados. Diante dessas questões, este estudo objetivou compreender o desenvolvimento de uma unidade didática sobre Dança nas aulas de Educação Física escolar, analisando seu impacto na percepção e na participação dos/as alunos/as. Além disso, teve como objetivos específicos investigar os motivos que levam alunos/as a terem atitudes e comentários preconceituosos sobre a Dança na escola; propor estratégias pedagógicas para a tematização da Dança nas aulas de Educação Física escolar; apresentar para a comunidade escolar possibilidades de superação de paradigmas e preconceitos relacionados à Dança. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza aplicada, fundamentada na abordagem da Pesquisa-Ação (Thiollent, 1986), que envolve a participação ativa de todos/as os/as envolvidos/as no processo investigativo. O estudo contou com a participação de uma turma do 5º ano do ensino fundamental, composta por 26 crianças, da EMEF Prof. Alexandrino da Silveira Bueno, localizada na cidade de Barueri/SP. Para o registro dessa participação, foi utilizado o Diário de Campo, de autoria do professor-pesquisador, durante as rodas de conversa e as aulas. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da Análise Temática, permitindo a identificação de padrões e reflexões sobre o ensino da Dança na Educação Física. Os resultados mostraram que a tematização da Dança nas aulas contribuiu significativamente para ampliar a compreensão dos/as alunos/as sobre essa expressão cultural, promovendo reflexões sobre preconceitos e estereótipos de gênero e possibilitando uma maior aceitação e envolvimento nas atividades propostas. Além disso, observou-se que o protagonismo estudantil, por meio da busca por referências, da elaboração de coreografias e da organização do Sarau, fortaleceu o engajamento e o senso de pertencimento da turma. Por fim, conclui-se que o ensino da Dança na Educação Física escolar não apenas promove o desenvolvimento motor e expressivo dos/as estudantes, mas também se revela uma ferramenta pedagógica essencial para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso, combatendo preconceitos e valorizando a diversidade cultural.