A Dança na Formação do Professor de Educação Física: Conhecimentos e Saberes no Estágio Supervisionado
Por Apoliana Simplicio de Araujo (Autor), Jheniffer Morais Ditadi (Autor).
Resumo
Introdução: O presente estudo é um recorte de trabalho de conclusão de curso em andamento e abordam os conhecimentos e saberes que envolvem a dança na formação inicial do professor de Educação Física, destacando a contribuição da disciplina de Dança para o Estágio Supervisionado e atuação docente. Um dos papeis do professor de Educação Física é inserir a dança no ambiente escolar buscando conhecimentos, através de aulas produtivas, prazerosas e inclusivas. Aos professores cabe conhecer seus alunos e a diversidade cultural, mediando o processo de conhecimento e apropriação da cultura corporal. Assim, a dança explorada na Educação Física, por meio da corporeidade, estará carregada de significados e possibilidades de expressão do que sentimos, pensamos e somos. Objetivo: Buscamos compreender os conhecimentos e saberes que envolvem a dança na formação do professor de Educação Física e de que forma os acadêmicos apropriam-se desses conhecimentos e saberes nas disciplinas de Estágio Supervisionado. Metodologia: O universo de pesquisa é o Curso de Educação Física da UNEMAT - Diamantino e como sujeitos de pesquisa os acadêmicos do referido curso matriculado na última disciplina de estágio oferecida no oitavo semestre e que tenham interesse em participar da pesquisa. Será utilizado como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas abertas e fechadas. Para as análises dos dados, optou-se por organizar em categorias de codificação. Resultados: Até o momento não foi feita a coleta de dados, apenas a aplicação de dois questionários pilotos em busca de validação na obtenção dos dados coletados. Conclusão. Considera o estudo de suma importância, por destacar a dança como conhecimento na formação dos professores de Educação Física e o estágio supervisionado como possibilidades de construção de conhecimentos e elemento formativo que deve ser valorizado pelos acadêmicos e futuros professores.