Resumo

Nesta pesquisa tivemos como objetivo identificar o que é relevante ensinar sobre o conteúdo dança no Ensino Médio (EM), e, a partir desses dados, elaborar, implementar e avaliar um material didático para aulas de Educação Física (EF). No EM o espaço da dança é mais restrito do que no Fundamental, devido aos problemas que essa etapa enseja, como a ausência de uma organização curricular, as dispensas das aulas regulares de EF, a reprodução dos conteúdos, entre outros. Frente a tal enredo, parece um grande desafio desenvolver esse conteúdo. Portanto, a fim de concretizar o objetivo desse estudo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, em três etapas. A primeira procurou identificar o que é importante ensinar sobre a dança no EM a partir da análise nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE) de EF e de entrevistas com docentes especialistas que atuam com disciplinas relativas à dança na formação inicial em Educação Física. Ainda nessa fase, produzimos um material didático para o professor, estimulando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos. O material foi pautado nas orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC - Segunda versão), que foi publicada durante o processo de construção da presente pesquisa. Após a elaboração, implementamos oito aulas de danças populares no EM, tema decidido de forma colaborativa com a escola da pesquisadora e subsidiado pelas orientações da BNCC. Na terceira etapa, essas experiências foram avaliadas em um grupo focal com oito alunos, construído com auxílio da observação participante e dos registros no diário de campo. Os resultados apontaram que ainda temos limitações no que tangencia à seleção e organização do conteúdo dança no EM, apesar da inclinação para as danças populares, de salão e urbanas, dados que pudemos identificar tanto nas PCE quanto nas entrevistas com os especialistas. No que diz respeito ao material didático, ressaltamos sua relevância como um instrumento pedagógico para o professor, visto que auxilia no desenvolvimento dos saberes, no processo reflexivo e no fortalecimento de conteúdos que ainda possuem limites no campo escolar. A avaliação junto aos estudantes evidenciou maior reconhecimento da dança como um conteúdo da EF, além do impacto que as tecnologias possuem perante esse público. Aprender danças populares por meio de vídeos, jogos digitais, aplicativos e redes sociais, transformou as experiências e aproximou a realidade dos alunos da escola. Apesar das limitações enfrentadas ao longo do estudo foi possível contribuir com diferentes vertentes. Destacamos que os resultados da implementação e avaliação apontaram um maior reconhecimento da dança nas aulas de EF, o levantamento de um corpo de conhecimento mais organizado acerca “do que ensinar” sobre dança no EM, o estímulo à inserção das tecnologias na escola, além da produção de um material didático para auxiliar os professores no ensino desse conteúdo na escola

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