A Dança na Perspectiva Crítico-emancipatória: Uma Experiência no Contexto do Ensino Médio
Por Neusa Dendena Kleinubing (Autor), Gizéli Servo (Autor), Ricardo Rezer (Autor), Marizete Lemes da Silva Matiello (Autor).
Resumo
Este texto apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa desenvolvida com jovens do ensino médio em uma escola da rede pública estadual. O objetivo é analisar uma proposta de ensino da dança para o Ensino Médio, com base na abordagem crítico-emancipatória (KUNZ, 1991, 2001). Essa pesquisa fundamentou-se nos princípios da pesquisa-ação como forma de intervenção e produção de conhecimento junto aos colaboradores desse estudo. Os resultados destacam a importância da inclusão da dança enquanto conteúdo da Educação Física no Ensino Médio, compreendendo-a como possibilidade de articulação entre os elementos das culturas juvenis e os saberes a serem adquiridos com essa prática, visualizando um fazer na/em dança mais consciente e crítico.