Resumo

O presente trabalho analisa representações de dança produzidas em três filmes hollywoodianos – Vem Dançar (Take the lead, 2006), Ela Dança, Eu Danço (Step Up; 2006) e No Balanço do Amor (Save the Last Dance, 2001). A abordagem analítica utilizada neste estudo é qualitativa e inspirada nos Estudos Culturais, nos Estudos de Mídia e nos Estudos Culturais em Dança. Os filmes Vem Dançar, Ela Dança, Eu Danço e No Balanço do Amor são analisados e articulados entre si, através de cenas, imagens e diálogos que compõem e mostram a dança como uma prática unificadora e civilizatória de jovens, bem como uma atividade ligada ao prazer e à diversão; a dança também é mostrada, em determinados momentos, como uma forma de “castigo” (caso da dança de salão), como um objetivo de vida profissional e como uma forma de “trânsito” entre culturas e mundos diferentes. Estes filmes também apresentam escolas marcadas pela violência, adolescentes demonizados, professores de dança como “mestres pastorais” (GARCIA, 2002) e a dança como possibilidade de recuperação. Verificou-se, também, que o caráter recuperador da dança é atribuído apenas ao ballet clássico e à dança de salão, construído em oposição ao caráter transgressor do hip hop (ligado às culturas juvenis pobres, negras e hispânicas). 

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