A demanda por competências do gestor do esporte e a qualidade do serviço em academias: um estudo no município de Divinópolis -MG
Por Cacilda Mendes dos Santos Amaral (Autor), Gabriel Henrique de Oliveira Motta (Autor).
Resumo
A indústria fitness, segundo Lima et al. (2022) apresenta cada vez mais um crescimento exponencial, ganhando impulsão no Brasil a partir dos anos 90, demonstrando desde então um desenvolvimento marcado por novas tendências e pelo aumento do número de organizações e consequentemente da concorrência. Segundo Calesco e Both (2018), esse mercado se caracteriza por uma série de renovações nos serviços, equipamentos e profissionais, no qual este cenário incentiva cada vez mais uma maior profissionalização dos prestadores desse serviço, como modo de se adaptar ao mercado e promover maior qualidade do serviço prestado. Segundo Pradeep et al. (2020), a qualidade é um aspecto essencial para obter vantagem perante as organizações do mesmo ramo, visto que é caracterizado por assimilar as necessidades e metas do que a clientela esperava e do que recebeu, à vista disso, maneiras de mensurar a qualidade se tornaram essenciais para perceber a satisfação de novos e antigos clientes. Assim, com o intuito de a empresa aprimorar suas atividades e serviços e promover maior qualidade e evitando a perda de potenciais consumidores, ingressa a gestão do esporte, reconhecida pela administração eficiente da organização.