A (des) Motivação nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio
Por Paulo Fabrício Scarparo Bozza (Autor), Ana Claudia Santurbano (Autor), Felipe Franco Pontifícia (Autor).
Em Coleção Pesquisa em Educação Física v. 5, n 1, 2007. Da página 9 a 16
Resumo
A falta de interesse, essencialmente, dos adolescentes pelas aulas de Educação Física (EF) é um tema pouco discutido e um fato bastante vivenciado, atualmente, pelos profissionais desta área. Por muitas vezes, o interesse ou a falta dele está relacionado à motivação do aluno mediante a aula. A motivação pode ser a origem do sucesso ou do fracasso escolar, pois acredita-se que a pessoa realize integralmente alguma atividade caso esteja motivada para isso. Dentro do contexto escolar é comum observar alunos que não se interessam pelas aulas de EF, especificamente, no Ensino Médio. De fato, é difícil para os professores deste nível de ensino, até mesmo, ministrar suas aulas. Acredita-se, que a partir do momento que o docente trabalhe a motivação de seus alunos, estes poderão interessar-se mais pela EF. Deste modo, esse estudo teve como objetivo investigar a motivação dos alunos em aulas de Educação Física no Ensino Médio em uma escola particular de CampinasSP. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), e uma pesquisa de campo descritiva com caráter exploratório (MATTOS; ROSSETO JR.; BLECHER, 2004). Foi elaborado e aplicado um questionário específico para coleta de dados, contendo questões abertas e fechadas, seguido de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de acordo com o Comitê de Ética da PUC Campinas/SP. A população de estudo da pesquisa foi constituída por 318 alunos do Ensino Médio do 1ª ao 3ª ano, de ambos os sexos. A escola onde foi realizada a pesquisa possui três salas para cada ano do Ensino Médio, portanto, o critério para seleção dos participantes foi a entrega dos questionários para todos os alunos de todas as salas correspondentes, utilizando-se para este estudo os que retornaram. Assim, o trabalho expressa em seu desenvolvimento: i) As finalidades da educação e da EF ambas no Ensino Médio; ii) A motivação e seus conceitos, aspectos gerais e a diferença entre Motivação Intrínseca e Extrínseca e, por fim, iii) A motivação para a aprendizagem proporcionando ênfase na motivação do aluno. De fato, pode-se notar que na escola onde foi desenvolvida a pesquisa, na sua totalidade 55% dos alunos do Ensino Médio estavam motivados a participar das aulas de EF e 45% não. Mas, o que mais chama a atenção é o fato de que com o passar dos anos os alunos vão diminuindo a motivação. Nota-se essa divergência a partir dos dados coletados que mostram que no 1° ano 64% dos alunos estão motivados, no 2° ano 58%, enquanto, que no 3° ano apenas 32% estão motivados. Isto aponta para o dado que a EF estaria sendo uma repetição de aulas anteriormente vistas (KOBAL, 1991). De fato, um número considerável de 42 alunos relatou que a EF só se baseia em esportes e atividades com bola dentro da quadra, e que se permanece muito tempo na mesma atividade, o que deixa a aula muito monótona. Conclui-se que é necessário planejar aulas mais atrativas e motivantes, com conteúdos que estejam de acordo com as características da faixa etária trabalhada.