A Desigualdade Entre Gêneros em Aulas de Educação Física na Escola
Por Taynara Reges Cardoso (Autor), Leonardo Mercês de Oliveira (Autor), Thiago Camargo Iwamoto (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as relações entre a cultura sobre gênero e a Educação Física Escolar, sobretudo como perpassa a visão de alunos sobre as práticas corporais. Utilizamos do método de observação para a coleta de dados, sendo analisadas as aulas de Educação Física durante atuação do grupo no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em um colégio de ensino fundamental da rede pública de Goiânia. Essa experiência decorreu no segundo semestre de 2017, período vespertino. A episteme da Educação Física, sobretudo no espaço escolar, se relaciona com as práticas a partir dos elementos da Cultura Corporal, como esportes, dança, luta, ginástica e jogos. A Educação Física Escolar (EFE) se preocupa, fundamentalmente, com a formação integral de escolares. Uma das discussões que permeiam essa área, assim como a sociedade e a cultura, refere-se as relações de gênero. A discussão sobre a desnaturalização de movimentos e expressões provindos dos estudos biológicos são pautas de pesquisadores da Educação Física, em particular das perspectivas culturais e sociais.