Resumo

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de analisar as relações entre a cultura sobre gênero e a Educação Física Escolar, sobretudo como perpassa a visão de alunos sobre as práticas corporais. Utilizamos do método de observação para a coleta de dados, sendo analisadas as aulas de Educação Física durante atuação do grupo no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em um colégio de ensino fundamental da rede pública de Goiânia. Essa experiência decorreu no segundo semestre de 2017, período vespertino. A episteme da Educação Física, sobretudo no espaço escolar, se relaciona com as práticas a partir dos elementos da Cultura Corporal, como esportes, dança, luta, ginástica e jogos. A Educação Física Escolar (EFE) se preocupa, fundamentalmente, com a formação integral de escolares. Uma das discussões que permeiam essa área, assim como a sociedade e a cultura, refere-se as relações de gênero. A discussão sobre a desnaturalização de movimentos e expressões provindos dos estudos biológicos são pautas de pesquisadores da Educação Física, em particular das perspectivas culturais e sociais.

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