A Desmotivação dos Jovens do Ensino Médio Pela Educação Físicaescolar
Por Wesley Luan Costa Souza (Autor), Silvano Ferreira de Araújo (Autor), Roberto Gonçalves da Costa (Autor), Hugo Roberto Gonçalves Dacosta (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 3, n 2, 2018.
Resumo
O presente trabalhotem como objetivo compreender a desmotivaçãoeainsatisfação dos alunos do Ensino Médio nasaulas deEducação Física.Para tanto, foi realizadauma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, utilizando-se para coleta de dados um questionário,que foi aplicado para 18 alunosque não participavam das aulas de Educação Físicaoriundos de 06 turmas de uma escola de Ensino Médio do município de Ponta Porã-MS, os quaisforam identificados por meio de observação.A referidapesquisa foi de cunho qualitativo, de caráter descritivo, na qual destacamos que adesmotivaçãoe a insatisfaçãodos alunos no Ensino Médioestão relacionadas àfalta de conteúdos diversificados eàfalta de postura adequada do professor,frente ao seu papeleducativo, que apenas trabalhaconteúdos repetidos, e não se atenta para realizaraulas inclusivas, em que todos possam querer participar. Assim,buscamos destacarquais seriam as ações do professorpara que aaplicação das práticas da cultura corporal,como conteúdo,possamotivar os alunosdesse nível de ensinopara uma efetiva participação nas aulas.