A (des)seriação da Educação Física no Ensino Médio do Cap/ufrgs: Um Relato de Experiência do Estágio de Docência
Por Gabriel Ziel Boldori (Autor), Dienifer de Lima de Oliveira (Autor), Ivan Livindo de Senna Corrêa (Autor), Denise Grosso da Fonseca (Autor).
Resumo
Referências
BOSSLE, Fabiano; BOSSLE, Cibele Biehl. “O CONHECIMENTO DE QUEM É MAIS VALIOSO?” EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, EDUCAÇÃO CRÍTICA E PESQUISA CIENTÍFICA NO GRUPO DIMEEF/UFRGS. In: Educação Física escolar, Etnografias e Autoetnografias: A formação de intelectuais transformadores. 1 ed. Curitiba: Editora CRV. 2018.
BRACHT, Valter. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação Física escolar: Teoria e Política Curricular, Saberes Escolares e Proposta Pedagógica. Recife: EDUPE, p. 97-106, 2005. Disponível em: http://reiipefe.com/wp-content/uploads/2015/12/BRACHT_Cultura-corporal-de-movimento.pdf. Acesso em: 22 set. 2020
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna; GONÇALVES, Mariana Barbos. Práticas Corporais de Aventura na Escola: uma experiência com o Ensino Médio. In: Anais do VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte: Implicações dos Novos Marcos Legais Para a Educação Física, o Esporte e o Lazer.
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna; MORO, Roque Luiz. Educação Física escolar: Reflexão e Ação Curricular. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2004.
DEWEY, John. Vida e Educação. 10° Edição. São Paulo: Melhoramentos. 1978.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. 5º Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12° Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 45 Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
FREIRE, Paulo, FAUNDEZ, Antonio. Por Uma Pedagogia da Pergunta. 3º Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Coleção Educação e Comunicação: v. 15. 1985.
FONSECA, Denise Grosso da; MACHADO, Roseli Belmonte. Educação Física: (re)visitando a didática. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LETTNIN, Carla da Conceição. (Des)seriação da educação física no ensino médio como proposta de contribuições à saúde: visão de alunos e professores. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2013.
TAVARES, Natacha da Silva.; FONSECA, Denise Grosso da. A Busca Por Uma Avaliação Emancipatória no Ensino Médio: um relato de experiência. Revista Didática Sistêmica, v. 18, p. 71-87, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7158. Acesso em: 22 set. 2020.
Downloads
PDF/A
Publicado
2021-03-03
Edição
v. 33 n. 64 (2021)
Seção
Porta Aberta
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).