A Diferença nos Níveis de Auto-estima Entre Meninos e Meninas do Projeto Centro Rexona Ades
Por Josmar Coelho da Silva (Autor), Fábio Heitor Alves Okazaki (Autor), Gerson de Oliveira Amorim (Autor), Vinicius Afonso Petrunko (Autor), Maria Auxiliadora Villar Castanheira (Autor), Celso Augusto Silveira (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: Falar de auto estima é falar de percepções, mas também de
emoções fortemente ligadas a um indivíduo. O conceito se conclui como o
conjunto de características que define um sujeito, e o significado e
valorização que este consciente ou inconscientemente se outorga (HURTADO,
2004). Alguns autores demonstram em seus estudos que meninas possuem
auto-estima mais baixa que meninos (THOMAS & DAUBMAN, 2001). Este
estudo tem como objetivo verificar se existe diferença da auto-estima entre
gênero entre os alunos do Centro Rexona Ades. Material e Métodos: A
amostra foi constituída de 1108 crianças de todo o estado do Paraná, com
média de idade de X=11,83 anos d.p.= 3,12 anos, alunos dos 24 núcleos
do Cent ro Re xona Ade s de Vol e ibol (CRAV) , proj e to do Ins t i t u to
Compartilhar. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o
Coopersmith Self-esteem Inventory Short Form (COOPERSMITH, 1967). A
amostra foi dividida em dois grupos: G1 masculino (n=383) e G2 feminino
(n=725), foi realizada uma ANOVA para verificar se existia diferença na
auto-estima, com um nível preditivo de p<0,05. Resultados e Conclusão:
Na descrição dos dados os resultados obtidos forma G1 (X= 63,34% e
d.p.= 15,07%) e G2 (X=64,89% e d.p.=15,64%), estando os dois grupos
em ní ve i s de a u to- e s t ima cons ide rados norma i s ( 5 6% - 7 5%) . Na
comparação entre os grupos não houve diferença (p=0,113). Pode-se
concluir que ao contrário de outros estudos não existe diferença na autoestima entre o gênero para as crianças participantes do CRAV. Este fator
pode ser atribuído a metodologia de trabalho adotada, e a preocupação
com desenvolvimento de valores atribuídos ao esport e, que podem
minimizar principalmente os problemas de diferença de gênero. Sugeremse novos estudos procurando investigar estas variáveis.