Resumo

Introdução: Falar de auto estima é falar de percepções, mas também de
emoções fortemente ligadas a um indivíduo. O conceito se conclui como o
conjunto de características que define um sujeito, e o significado e
valorização que este consciente ou inconscientemente se outorga (HURTADO,
2004). Alguns autores demonstram em seus estudos que meninas possuem
auto-estima mais baixa que meninos (THOMAS & DAUBMAN, 2001). Este
estudo tem como objetivo verificar se existe diferença da auto-estima entre
gênero entre os alunos do Centro Rexona Ades. Material e Métodos: A
amostra foi constituída de 1108 crianças de todo o estado do Paraná, com
média de idade de X=11,83 anos d.p.= 3,12 anos, alunos dos 24 núcleos
do Cent ro Re xona Ade s de Vol e ibol (CRAV) , proj e to do Ins t i t u to
Compartilhar. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o
Coopersmith Self-esteem Inventory Short Form (COOPERSMITH, 1967). A
amostra foi dividida em dois grupos: G1 masculino (n=383) e G2 feminino
(n=725), foi realizada uma ANOVA para verificar se existia diferença na
auto-estima, com um nível preditivo de p<0,05. Resultados e Conclusão:
Na descrição dos dados os resultados obtidos forma G1 (X= 63,34% e
d.p.= 15,07%) e G2 (X=64,89% e d.p.=15,64%), estando os dois grupos
em ní ve i s de a u to- e s t ima cons ide rados norma i s ( 5 6% - 7 5%) . Na
comparação entre os grupos não houve diferença (p=0,113). Pode-se
concluir que ao contrário de outros estudos não existe diferença na autoestima entre o gênero para as crianças participantes do CRAV. Este fator
pode ser atribuído a metodologia de trabalho adotada, e a preocupação
com desenvolvimento de valores atribuídos ao esport e, que podem
minimizar principalmente os problemas de diferença de gênero. Sugeremse novos estudos procurando investigar estas variáveis.

Acessar Arquivo