A Dificuldade do Professor Frente o Ensino da Dança nas Aulas de Educação Física
Por Luciana dos Santos Gonçalves (Autor), Fernando Junio Antunes de Oliveira Cruz (Autor), Samuel da Cunha Oliveira (Autor), Nilza Maria do Valle Pires Martinovic (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
introdução: A dança é cada vez menos trabalhada no contexto educacional, o que nos remete a indagar porque existe um paradigma enquanto a aceitação deste conteúdo, muitas vezes o professor pode ter formação suficiente, porém não com a consciência do porque, como e para que, no entanto se não tem essa reflexão sobre o ensino da dança na escola, esta acaba se tornando uma educação sem contexto, significado, objetivo e sem um propósito em si, desestimulando o professor a prática desta na escola. Objetivo: Diante disso o objetivo deste estudo foi avaliar a dificuldade que o professor pode se deparar no ensino da dança nas aulas de Educação Física. Métodos: A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de uma entrevista individual semiestruturada na escola que o professor atuava, previamente agendada. A entrevista consistiu em um roteiro de questões, que foi elaborado pelos autores e que questionavam a visão dos professores relacionada à dança nas aulas de Educação Física, O registro dos dados dos professores foi realizado por meio de um smartphone Samsung S4, modelo GT-I9515L, com o programa Gravador de voz, versão 0.1 e um Smartphone Sony Xperia L, modelo C2104, com aplicativo gravador de voz versão 1.2, visando maior fidelidade na transcrição das respostas. Obteve-se como amostra 4 professores de Educação Física das escolas assistidas pelo Pibid/CAPES subprojeto da Universidade Católica de Brasília e Universidade de Brasília, sendo estes, 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com média de 25 anos de formação (+-8,2 anos). Resultados: Os professores relataram não ter experiência com dança fora da graduação ou tiveram pouco ou nenhuma experiência de dança durante a formação, trabalharam com a dança em datas comemorativas mas não relacionada a sua disciplina, quando questionado sobre o estilo de dança que na opinião deles teria mais aceitação dos alunos, estes mencionaram que danças urbanas como o hip hop, demonstraram que a dança tem contribuições para o processo educativo, sabem o porquê trabalhar a dança na escola, sua importância, mas não sabem como fazer. Conclusão: Concluiu-se que os professores, demonstraram um receio em trabalhar com a dança, pela falta de contato desta durante sua formação, pela falta de habilidade ou pela aceitação negativa dos alunos, porém um professor necessita dispor da consciência de que a dança deverá ter como eixo central do processo educativo a experimentação do próprio corpo como capacidade de expressão. Além disso, buscar conhecimento na literatura, cursos, pesquisas, entre outros, para assim conseguir trabalhar com êxito tais aspectos.