Resumo

introdução: A dança é cada vez menos trabalhada no contexto educacional, o que nos remete a indagar porque existe um paradigma enquanto a aceitação deste conteúdo, muitas vezes o professor pode ter formação suficiente, porém não com a consciência do porque, como e para que, no entanto se não tem essa reflexão sobre o ensino da dança na escola, esta acaba se tornando uma educação sem contexto, significado, objetivo e sem um propósito em si, desestimulando o professor a prática desta na escola. Objetivo: Diante disso o objetivo deste estudo foi avaliar a dificuldade que o professor pode se deparar no ensino da dança nas aulas de Educação Física. Métodos: A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de uma entrevista individual semiestruturada na escola que o professor atuava, previamente agendada. A entrevista consistiu em um roteiro de questões, que foi elaborado pelos autores e que questionavam a visão dos professores relacionada à dança nas aulas de Educação Física, O registro dos dados dos professores foi realizado por meio de um smartphone Samsung S4, modelo GT-I9515L, com o programa Gravador de voz, versão 0.1 e um Smartphone Sony Xperia L, modelo C2104, com aplicativo gravador de voz versão 1.2, visando maior fidelidade na transcrição das respostas. Obteve-se como amostra 4 professores de Educação Física das escolas assistidas pelo Pibid/CAPES subprojeto da Universidade Católica de Brasília e Universidade de Brasília, sendo estes, 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com média de 25 anos de formação (+-8,2 anos). Resultados: Os professores relataram não ter experiência com dança fora da graduação ou tiveram pouco ou nenhuma experiência de dança durante a formação, trabalharam com a dança em datas comemorativas mas não relacionada a sua disciplina, quando questionado sobre o estilo de dança que na opinião deles teria mais aceitação dos alunos, estes mencionaram que danças urbanas como o hip hop, demonstraram que a dança tem contribuições para o processo educativo, sabem o porquê trabalhar a dança na escola, sua importância, mas não sabem como fazer. Conclusão: Concluiu-se que os professores, demonstraram um receio em trabalhar com a dança, pela falta de contato desta durante sua formação, pela falta de habilidade ou pela aceitação negativa dos alunos, porém um professor necessita dispor da consciência de que a dança deverá ter como eixo central do processo educativo a experimentação do próprio corpo como capacidade de expressão. Além disso, buscar conhecimento na literatura, cursos, pesquisas, entre outros, para assim conseguir trabalhar com êxito tais aspectos.

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