A Dimensão Afetiva na Docência com Crianças Pequenas: Um Estudo na Formação Inicial de Professores da Educação Física
Por Fernando Vasque (Autor), Marynelma Camargo Garanhani (Autor).
Resumo
Atualmente a afetividade é considerada como fundamental na relação ensino- aprendizagem, e no processo de formação de professores. Assim a pesquisa, buscou responder: como aparece a dimensão afetiva da docência com crianças pequenas na fala de professores em processo de formação inicial? Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico em autores que utilizam os estudos de Wallon, sobre a afetividade, no desenvolvimento humano. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à pergunta pedagógica e a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados estruturou-se em 4 eixos: o ser professor; a relação com a criança; a motivação a partir da relação afetiva; e a importância da relação afetiva com as crianças. Conclui-se que a afetividade aparece nas falas dos acadêmicos, como fator motivacional, tanto para as crianças, quanto para os professores, além de ser benéfico para o desenvolvimento da criança e relação de ensino-aprendizagem.