A Dimensão Atitudinal nas Aulas de Educação Física: Conteúdos Selecionados Pelos Professores
Por Elisabete dos Santos Freire (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 21, n 2, 2010.
Resumo
Considerando o professor de Educação Física como um disseminador de valores, atitudes e normas, o objetivo do estudo foi identificar os conteúdos atitudinais selecionados pelos professores e analisar as características dos conteúdos identificados. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a observação de 50 aulas de três professores de Educação Física. Verificou-se que os professores selecionam inúmeras normas, atitudes e valores para ensinar em suas aulas e que esses conteúdos podem ser classificados em três categorias: reguladores do comportamento dos alunos, relacionados à convivência humana e específicos da Educação Física. Há ainda um conjunto de valores e atitudes próprios do professor, que interferem em suas escolhas e precisam ser melhor compreendidos.