Resumo

O estudo objetivou a análise da compreensão de professores de Balé Clássico sobre a dimensão da técnica nos processos de ensino do balé. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual participaram 5 professores de Balé Clássico. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a análise de dados se deu por categorias não apriorísticas. Através disso, identificaram-se conceitos sobre a técnica e o ensino, sendo caracterizados por serem aliados do Balé Clássico para melhor desenvolvimento dos bailarinos. Dessa maneira, a técnica é expressa como elemento essencial no contexto de alta exigência da modalidade.

Referências

Abreu, E.V., Pereira, L.T.Z., e Kessler, E.J. (2008). Timidez e motivação em indivíduos praticantes de Dança de Salão. Conexões, 6(especial), 21-33. https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637865

Abreu, F. (2017). Corpos que ensinam: uma etnografia de professoras de balé clássico. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, 27(2), 202-215. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v27i2.5230

Acessar