A Dimensão da Técnica no Processo de Ensino do Balé Clássico
Por Leticia Junqueira da Silva Gaspar (Autor), Rogério Cruz de Oliveira (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 278, 2021.
Resumo
O estudo objetivou a análise da compreensão de professores de Balé Clássico sobre a dimensão da técnica nos processos de ensino do balé. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual participaram 5 professores de Balé Clássico. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a análise de dados se deu por categorias não apriorísticas. Através disso, identificaram-se conceitos sobre a técnica e o ensino, sendo caracterizados por serem aliados do Balé Clássico para melhor desenvolvimento dos bailarinos. Dessa maneira, a técnica é expressa como elemento essencial no contexto de alta exigência da modalidade.
REFERENCIA
Albizu, I. (2017). La impronta matemática del ballet: entre el cuerpo artístico y el cuerpo deportivo. Bajo Palabra Revista de Filosofía, 2(16), 93-102. https://revistas.uam.es/bajopalabra/article/view/9012
Almeida, H.S., e Assis, M.R. (2017). Sentidos do uso da técnica do Balé Clássico sob a ótica de diretores de escolas técnicas particulares de dança do Rio de Janeiro. Pensar a prática, 20(4), 734-745. https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.42980
Amaral, J. (2009). Das Danças Rituais ao Ballet Clássico. Revista Ensaio Geral, 1(1), 1-6. https://docplayer.com.br/21040614-Das-dancas-rituais-ao-ballet-classico-jaime-amaral.html