Resumo

Esta tese avalia o impacto de uma metodologia de Práticas de Ensino inspirada na reflexão de Martin Heidegger a respeito do cuidar, pautada pelos princípios da aprendizagem significativa de David Ausubel e da psicologia humanista de Carl Rogers sobre a dimensão relacional de 09 (nove) alunos - mestres (a.m.) matriculados no quarto ano do Curso de Licenciatura em Educação Física. A análise grupal e as análises temáticas individuais foram organizadas em três sub – tópicos, abordando o relacionamento entre: a) a.m. e seus alunos, b) a.m. seus pares e c) a.m. e formadora. As fontes são representadas pelos planos –de - aula e relatórios pós - aula dos a.m., dos registros de observação da formadora e de outros a.m. e da transcrição das reuniões grupais semanais, durante um semestre letivo. O estudo infere que os princípios propostos mostraram-se capazes de estimular a reflexão sobre a própria prática, tendo-se percebido progressos nas auto - percepções técnica e emocional dos a.m. . Além de conter um relato detalhado da trajetória percorrida por cada a.m., a pesquisa resultou em lições úteis aos formadores de professores: 1) é recomendável avaliar o a.m. conjugando-se a atenção ao discurso com a observação ação; 2) a organização dos a.m. em duplas, exceto durante as regências, mostrou-se valiosa para seu desenvolvimento pessoal recomendando que as habilidades para tecer e receber críticas recebam especial atenção durante o processo formativo. 3) a escolha dos procedimentos didáticos dos a.m. baseou-se num perfil de professor que desejavam, nas suas representações sobre os alunos e na crença sobre as possibilidades de resultados oferecidas por diferentes estilos de ensino; 4) existe ligação entre dificuldades relacionais com os alunos e percepção negativa sobre os mesmos, parecendo ser o autoritarismo e a não aceitação dos alunos as características que mais prejudicam um relacionamento positivo, como também existe ligação entre relacionamento positivo e percepção positiva; 5) a ansiedade, a instabilidade ou perda do controle emocional perante a classe parecem não resultar negativamente sobre o comportamento do grupo desde que compensadas por atitudes relacionais positivas do a.m., principalmente a demonstração de interesse pela classe; 6) o a.m. deve ser incentivado a insistir em interações que visem estabelecer comportamentos socialmente aceitáveis dos alunos; 7) parece não ser recomendável buscar-se formar um tipo uniforme de professor.

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