A Dinâmica Discursiva na Sala de Aula e a Apropriação da Escrita (análise da Prática Pedagógica)
Por Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (Autor), Eduardo Fleury Mortimer (Autor).
Resumo
Este trabalho discute, no contexto da teoria sociocultural, alguns elementos que constituem a dinâmica discursiva de uma sala de aula em que a escrita e as normas ortográficas são ob-jetos de ensino-aprendizagem. O vídeo foi usado na coleta de dados e as transcrições, organizadas na forma de episódios de ensi-no, foram submetidas à análise microgenética. Essa análise permite inferir que o discurso da professora é heterogêneo e encerra uma tensão entre dialogia e univocidade, pois possibilita a participação dos alunos no processo de enunciação ao mesmo tempo que controla a produção de significados unívocos em relação às regras de ortografia. Os dados evidenciam também que os alunos inter-nalizam não só os conteúdos de ensino, mas também aspectos mais gerais do discurso escolar, como regras disciplinares e estra-tégias metacognitivas de aprendizagem.