A Disciplina de Basquetebol nos Cursos de Graduação em Educação Física de Santa Catarina
Por Paulo Henrique Xavier de Souza (Autor), Márcia Silveira Kroeff (Autor), Ruy Jornada Krebs (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A disciplina de basquetebol torna-se uma constante em todos os currículos dos
Cursos de Educação Física, uma vez que integra o quadro dos desportos coletivos
mais praticados. Este estudo pretendeu identificar quanto as variadas denominações,
número de disciplinas oferecidas por curso, carga horária, créditos, fase, ementa,
metodologia e formas de avaliação, recursos didáticos, bibliografia básica e
complementar, autores mais citados e instalações físicas e materiais disponíveis para
ministrá-la. No ano de 2004, vinte e dois Cursos de Graduação em Educação
Física, eram oferecidos, sendo nêles ministradas 31 disciplinas relacionadas a esta
modalidade. Dentre estas o nome mais comum (35,5%) foi Basquetebol, seguida de
Metodologia do Ensino de Basquetebol (16,1%) e Prática Pedagógica do Basquetebol
(12,9%). A maioria dos Cursos (59,1%) ministra apenas uma disciplina de basquetebol,
porém 40,9% oferecem duas disciplinas. A carga horária em 54,8% concentra-se
em 60 horas/aula, porém varia de 30 até 96 horas/aula. Todas as disciplinas são de
caráter obrigatório na grade curricular de cada Curso. A maior parte (66,7%) possuem
quatro créditos semanais, sendo ministradas da terceira à sexta fase em sua maioria.
Os assuntos mais abordados foram noções gerais de regaras, súmula e arbitragem
(77,4%), histórico e evolução do basquetebol (54,8%), sistemas de ataque e defesa
(45,2%), fundamentos (41,9%) e aspectos táticos (32,3%). Quanto a metodologia
93,8% das disciplinas são através de aulas expositivas, sendo que em 87,5% são
adotadas aulas práticas e em 62,5% saão adotados trabalhos. Quanto a avalição,
75% adotam provas escritas e 62,5% adotam provas práticas. Referentes aos recursos
didáticos 81,8% utilizam materiais esportivos nas aulas práticas, 81,8% utilizam vídeos,
63,6% utilizam transparências e 54,5% adotam textos, ainda 18,2% utilizam internet
e somente 9,1% utilizam data show e ou quadro magnético. Quanto a bibliografia
básica, registra-se que as obras de DAIUTO, MB(1974)- Basquetebol- Metodologia de
Ensino, seguida do livro Basquetebol-Técnicas e Táticas: uma abordagem DidáticoPedagógica (FERREIRA & DE ROSE, 1987), são mais utilizados nas disciplinas. Dentre
os autores mais citados destacam-se Moacir Daiuto e Dante de Rose Júnior. Constatase que as disciplinas são muito similares, o que nos leva a inferir que talvez seja fator
que contribua para a limitação técnica-científica e pedagógica que esta modalidade
enfrenta no Estado.