Resumo

A inclusão da pessoa com deficiência encontra-se sob o foco de algumas investigações científicas em várias áreas de pesquisa. No campo da Educação Física, esta investigação tem demonstrado que profissionais podem não estar saindo da formação Universitária, com conhecimentos mínimos para oferecer um trabalho específico para estas pessoas. O objetivo do presente estudo foi o de analisar a disciplina de Educação Física Adaptada nos cursos de formação superior em Educação Física, nas Universidades Públicas e Privadas do Chile. Para isso, foi realizada uma análise documental, onde foi verificada a legislação relacionada com as políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. Um questionário foi aplicado com os professores que ministram tal disciplina, para averiguar a formação desses profissionais e como este trabalho está sendo organizado nos cursos de graduação, assim como a opinião deles sobre a inclusão da pessoa com deficiência no contexto educacional. Os principais resultados do estudo confirmam que os profissionais que dirigem a disciplina de EFA, contam com uma importante experiência profissional, mas carecem de estudos de pós-graduação na área, o que dificulta o desenvolvimento acadêmico da EFA. Pode-se observar que o modelo biomédico predomina, já que os professores ressaltam a importância do estudo das deficiências, como um dos pontos principais da disciplina, ainda que se destaque, também, o modelo educacional, mas de maneira mais débil. Pode-se assinalar que a sociedade chilena tem avançado de maneira significativa em estabelecer políticas públicas que ajudam a garantir a inclusão de pessoas com deficiência, no sistema educacional. Esta pesquisa deixa em evidência a enorme necessidade de especialização dos recursos humanos, por meio de programas de pós-graduação na área. Também é perceptível a importância de formar grupos de estudo e comunidades científicas para contribuir com novos conhecimentos.

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