Resumo

O presente estudo abordou o tema lazer e recreação no âmbito da formação profissional em Educação Física. Tomou como referência o pensamento do professor universitário sobre esta questão, compreendido como plural, mas tendo como recorte as experiências que este docente mobiliza tanto no âmbito de uma perspectiva reflexiva, voltado para os saberes docentes que lhe dão sustentação, quanto de sua trajetória de vida. Neste contexto teve como questão de estudo: quais os saberes que fazem parte da trajetória de vida pessoal e profissional do professor de Lazer e/ou Recreação e que estão presentes no desenvolvimento das disciplinas que ministram em cursos de graduação em Educação Física? Parte-se do pressuposto de que embora o lazer e a recreação possam ter a sua especificidade na questão do saber disciplinar eles podem ser precedidos pelos saberes da experiência provenientes da socialização primária, sendo incorporados aos saberes docentes em seu conjunto no momento em que o professor os mobiliza. Portanto, entre objetivos desse estudo buscou-se (a) analisar a inserção dos temas Lazer e/ou Recreação nas propostas de formação profissional, como campo de intervenção e, na grade curricular, como disciplina ou conteúdo, em Instituições Públicas do Ensino Superior no Estado de São Paulo; (b) Identificar no profissional que trabalha com este tema/conteúdo a constituição desse saber profissional em sua trajetória de vida, buscando dados sobre este saber, campo de atuação, interações ocupacionais; e (c) apontar perspectiva em relação ao processo de formação profissional. Como opção metodológica escolheu-se a pesquisa qualitativa, do tipo estudo exploratória, utilizando como técnicas para a coleta de dados fonte documental, entrevista e análise de conteúdo.

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