Resumo
O presente estudo tem o objetivo investigar a realidade atual da disciplina Voleibol ministrada em seis Cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado do Paraná. Sua finalidade é a de identificar o perfil político-pedagógico subjacente à prática docente em relação à formação crítico-reflexiva do aluno no que diz respeito as concepções que norteiam o trato deste conhecimento. Nossa matriz teórica baseou-se em Cheptullin (1982), Schaff (1991), Kosik (1989), que discutem o termo conhecimento, numa perspectiva do materialismo dialético. O processo metodológico utilizado, foi a entrevista semi-estruturada que, baseada na análise de conteúdo de Bardin (1977), forneceu os temas que direcionaram as discussões do estudo. Fazendo uma interpretação dos indicadores encontrados nas entrevistas constatou-se que, em razão das concepções dos professores, como reprodução espiritual da realidade, a forma de atuação destes (com uma exceção), não tem favorecido um conhecimento crítico ao aluno. De forma geral, o conhecimento apresenta-se técnico e fragmentado, restringindo-se a repasses de informação das experiências desportivas dos professores. O conteúdo da disciplina Voleibol fixa-se no desporto institucionalizado, desvinculando-se do conhecimento crítico de âmbito pedagógico e histórico-cultural. Neste sentido o conhecimento tem se deslocado da experiência docente para uma prática de habilidades desportivas. Na relação sujeito-objeto, a prioridade centra-se no objeto, determinando uma compreensão mecanicista da realidade. Esses fatores apontam para as seguintes necessidades: a) superação da concepção dicotomizada entre teoria e prática; b) articulação do cotidiano (realidade educativa) às determinações e condicionantes histórico-sociais, das quais a escola é parte integrante; c) entendimento de prática social como ponto de partida da construção do conhecimento e transformação do meio; d) clareza e conhecimento dos pressupostos político-filosóficos, histórico-culturais e científico-pedagógicos que fundamentam as propostas de ação profissional.