A Discriminação nas Aulas de Educação Física Sobenfoque Bioético: Um Estudo de Caso no Distrito Federal.
Por Cláudio Brandão (Autor), Paulo Roberto Cobucci (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 10, n 4, 2002.
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar, descrever e analisar a ocorrência de procedimentos discriminatórios nas aulas de Educação Física em uma escola da rede pública do Distrito Federal. Realizou-se uma revisão da literatura abordando conceitos, legislação e aspectos culturais da prática desportiva na escola. Fundamentou-se o trabalho em um dos princípios da bioética: a alteridade. A pesquisa de campo desenvolvida mediante técnicas de observação e entrevista, envolveu duas categorias de sujeitos: professores e alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e foi desenvolvida por meio de técnicas de observação e entrevista. A análise dos resultados possibilitou a identificação da presença sutil da discriminação nas atitudes dos sujeitos. Pôde-se inferir que os alunos, socialmente desfavorecidos, não estariam tendo acesso a oportunidades de superação de sua condição desprivilegiada, em função da existência de tratamento diferenciado entre alunos talentosos e não-talentosos. PALAVRAS-CHAVE: discriminação, Educação Física, bioética.