A Distribuição Realizada Pela Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte ou a Galinha dos Ovos de Ouro da Cena Teatral
Por Nádia Bueno Rezende (Autor).
Em Licere v. 18, n 3, 2015. Da página 197 a 227
Resumo
Há 41 anos a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança (CPTD) está inserida no calendário de Belo Horizonte. Partindo de um eixo que considera a produção, a distribuição e o consumo da arte, neste artigo analiso a centralidade das ações da CPTD na distribuição. Pretendo entender a suposta popularização levada a cabo pela CPDT a partir de suas estratégias de distribuição. Utilizo a metodologia historiográfica, tendo como fontes os Relatórios Gerais das edições da CPTD. O presente estudo conclui que pode-se entender as ações de distribuição da CPTD divididas em três eixos: (1) criando formas de facilitar o acesso, tanto no que diz respeito aos preços, quanto aos deslocamentos; (2) promovendo uma intensa divulgação nos meios de comunicação em massa, divulgação essa que tem pretensões de atrair tanto público quanto patrocinadores, e; (3) estabelecendo relações de tradição que geram vínculos com a população e com a cidade.