A divisão regional dos projetos esportivos aprovados para capatação da lei de incentivo ao esporte entre os anos de 2017 e 2023
Por Diego Ramos do Nascimento (Autor), Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro (Autor), Cláudia da Silva Mendes (Autor), João Domingos Bezerra Mandarino (Autor), Leonardo da Cunha de Mendonça Castro (Autor).
Resumo
Com o intuito de coletivizar as práticas esportivas, a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) foi criada e disponibilizada em todo o território brasileiro, sem exceção, em todas as manifestações. Com isso, é possível a criação de um projeto social esportivo que atenda aos requisitos da União para o recebimento de valores financeiros para instalação, desenvolvimento e/ou continuidade do esporte por todo o Brasil. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi de verificar a distribuição regional dos projetos esportivos autorizados para captação de recursos, através da lei de incentivo ao esporte, no Brasil. A escolha do período temporal se dá por se tratar, aproximadamente, de dois ciclos olímpicos. Métodos: Trata-se de um trabalho quantitativo de natureza exploratória. O aspecto quantitativo se apresenta na aplicação de instrumentos matemáticos que permitam dar ênfase no produto final (Turato, 2005). Richardson (2012) caracteriza as pesquisas exploratórias como àquelas que intentam aprofundar os conhecimentos sobre determinado assunto trazendo à tona as suas possíveis causas e consequências.