Resumo

INTRODUÇÃO: O presente texto foi elaborado a partir da experiência pedagógica ofertada pela disciplina Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar II, a qual integra o currículo do curso de Educação Física em Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
OBJETIVO: Discutir a experiência formativa proporcionada pelo estágio supervisionado em Educação Física no contexto da Educação Infantil.
MÉTODOS: A realidade empírica da pesquisa foi um Núcleo de Educação Infantil localizado no município de Florianópolis e as intervenções foram realizadas com crianças da faixa etária entre três e cinco anos, vinculadas ao Grupo 4 e Grupo 5 da referente instituição. Como fonte de dados, foi empregada uma ficha de observações das aulas, a qual deu suporte para a elaboração e execução do planejamento de intervenção proposto. O documento totalizou 15 laudas, com descrições detalhadas de cada aula observada e compilou análises das propostas desenvolvidas com cada um dos grupos.
RESULTADOS: Os resultados consideram dois pontos de análise: a) Os tempos da Educação Infantil; b) A experiência ritmada e lúdica com a corda. Tal proposta pedagógica interventiva confirmou a relevância da temática desenvolvida para que as crianças identificassem os seus próprios ritmos e se apropriassem de outros, bem como a importância de valorizar o patrimônio cultural infantil e a educação física nessa etapa educacional.
CONCLUSÃO: A modo de conclusão, pontua-se que essa experiência formativa possibilitou aos envolvidos um conjunto de aprendizados significativos para o incremento da prática docente, com destaque para o preparo para a atuação na Educação Infantil.

Acessar