A Docência Supervisionada Na Pós-Graduação: A Perspectiva Coletivo-Colaborativa Na Formação Do Professor Universitário, Um Relato De Experiência.
Por Francisco Eduardo Caparróz (Autor), Zenólia Christina Campos Figueiredo (Autor), Virginia Miranda Pereira (Autor), Aléssio Coco De Andrade (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência produzido por um mestrando e uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi realizado em conjunto com a orientadora dos referidos mestrandos e o professor da disciplina Educação Física, Formação Docente e Currículo (Curso de Licenciatura em Educação Física/CEFD/UFES), que é aluno do doutorado PPGEF e cursou a disciplina de Docência no Ensino Superior com a referida professora orientadora. A professora contribuiu com debate e reflexões sobre o que desenvolvemos na prática pedagógica no exercício da docência supervisionada. A Docência Supervisionada se deu no primeiro semestre de 2022, com uma turma do primeiro período do Curso de Licenciatura em Educação Física (CEFD/UFES). Foram 60 horas/aula, organizadas ao longo de 15 encontros semanais (cada um com 4 horas/aula). O trabalho de delineamento, preparação e desenvolvimento da prática pedagógica como um todo e de cada aula/encontro com a turma foi compartilhado entre os mestrandos e o professor da disciplina. A Docência Supervisionada é uma disciplina obrigatória aos alunos do PPGEF e compreende as atividades de docência com supervisão de docentes do curso, desenvolvidas junto às disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física do CEFD/UFES, visando o aperfeiçoamento da prática docente.