Resumo

Introdução: Para um atleta de alto rendimento a carreira esportiva envolve altas cargas de treinamento e preparação para competições, implicando em muitas horas de dedicação. Por muitas vezes o jovem em formação esportiva também está em idade escolar, o que pode levar a conflitos entre os dois campos de formação e qual a prioridade naquele momento. Esses casos são definidos pela expressão dupla carreira, entendida como o desafio que o atleta enfrenta ao conciliar a carreira esportiva com estudos (ou trabalho) (RYBA, et al. 2014). É importante destacar que o processo de formação de um atleta não pode ser encarado como um evento e sim como um processo que abrange os eixos esportivo, educacional/vocacional, psicológico, psicossocial e financeiro (WYLLEMAN, et al. 2013), que se difere entre as modalidades, sobretudo aquelas de especialização precoce, ‘quando fases do processo de formação do atleta são antecipadas ou anuladas’ (NUNOMURA, et al.,2010). A ginástica artística é um desses esportes onde tende a ocorrer especialização precoce, provocando diferentes dinâmicas para a Dupla Carreira comparada aos esportes de especialização tardia. Objetivo: Analisar como ginastas (femininos e masculinos) em idade escolar ou acadêmica do Distrito Federal lidam com o processo de Dupla Carreira esportiva. É preciso entender como e por quê os atletas vivem essa realidade e quais são seus rendimentos tanto na escola quanto no esporte. Metodologia: A pesquisa será realizada com ginastas do Distrito Federal que possuem resultados nacional e/ou internacional, por meio de questionário estruturado na plataforma Google Forms® que depois serão analisados no programa SPSS 8 para Windows (versão 11.0) e tratados a partir de uma análise estatística descritiva.