Editora EDUSC. Brasil 2005. 184 páginas.

Sobre

Com o desenvolvimento das tecnologias da informação, o esporte está completamente vinculado à mundialização e à lógica da economia de mercado, sendo substituída a antiga concepção fundamentada no amadorismo e na filantropia.


Este livro apresenta uma aboradagem inovadora, que associa o esporte à crescente indústria do lazer, e ressalta os significativos laços entre o esporte e economia, permitindo antever o futuro do esporte profissional com a lógica mercantil - a midiatização das competições, a reestruturação jurídica e financeira dos clubes, e a mercantilização dos atletas -; a mundialização dos mercados do esporte; a transição para o mercado do esporte da ex-URSS; e discute ainda o valor econômico total do esporte, o que permite esclarecer questões atualmente muito controversas, como toda a problemática da internalização dos efeitos externos vinculados ao esporte.

Os autores comparam ainda a organização econômica dos grandes modelos do esporte profissional existentes no mundo: a dos Estados Unidos, que obedece um modelo fechado e coletivista, e a da Europa, com um modelo aberto e liberal.

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