Resumo
Este estudo tem comoobjetivo fazer um diagnóstico sobre as aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos(EJA) no ensino médio noturno nos municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). A pesquisa será desenvolvida em caráter descritivo qualitativo, utilizando-se de entrevista semiestruturada, junto aos professores lotados nas escolas públicas elencadas, além de um questionário de caracterização da escola que será aplicado junto à direção dos educandários situados na 5ª Coordenadoria Regional de Educação.A coleta de dados será realizada pelo pesquisador principal e ocorrerá no período de março a maio de 2014.O roteiro da entrevista foi dividido em três categorias de informação: a primeira com os dados de identificação do professor; na segunda categoria, o trabalho pedagógico; por fim, a última categoria tratou de aspectos relacionados à estrutura física e matérias para as aulas e apoio da equipe diretiva. A entrevista será gravada com a finalidade de facilitar o registro do maior número de informações. As entrevistas serão transcritas para posterior análise. Como resultado notou-se que ações concisas de formação que motivem significativas mudanças no fazer pedagógico da Educação Física escolar frente aos desafios atuais podem contribuir para amenizar um relativo quadro de incertezas quanto a real contribuição e importância da Educação Física na EJA.