Resumo

Com as crescentes exigências da sociedade, existe uma demanda significativa para a Educação Continuada. A Educação à Distância, caracterizada primeiramente por uma separação física entre o professor e o aluno, tem se desenvolvido apreciavelmente nos últimos anos. Em 1986, os Ministérios da Educação e da Saúde implantaram um curso à Distância em Exercício e Saúde dirigido para profissionais de Educação Física. Os objetivos do presente trabalho são apresentar e discutir: 1) as vantagens e as desvantagens da Educação à Distância como uma alternativa para a Educação Continuada de profissionais de Educação Física e 2) os dados relativos à opinião sobre o curso à Distância em Exercício e Saúde. Foram apiicados dois questionários: o primeiro, do tipo fechado, em 290 alunos de 7 estados (BA, DF, MA, MS, PE, PR e SE) que concluíram o Curso e um segundo, do tipo aberto, em 12 (75% do total) coordenadores locais do referido Curso. As respostas dos alunos foram francamente positivas, destacandose a aceitação do uso de diálogos e do emprego de uma linguagem coloquial. Apenas 6 (2,1 %) dos alunos consideraram que o seu conhecimento sobre o tema Exercício e Saúde teve pequena ou nenhuma melhoria ao final do Curso. A opinião global do Curso foi favorável em 96,2% dos alunos, sendo que 62% deles qualificaram como muito boa sua opinião final. Praticamente 90% destes 290 alunos concludentes responderam que certamente fariam outro curso à distância, caso o conteúdo fosse de seu interesse. Uma codificação das vantagens e desvantagens apontadas pelos coordenadores indicou um predomínio numérico das primeiras (64 x 21). Todos os coordenadores consideraram como uma vantagem da Educação à Distância a possibilidade de atuar na Educação Continuada. As desvantagens mais citadas foram as questões do serviço de tutoria e das desistências (ambas com 33,3%). Os resultados deste estudo permitem concluir que a Educação à Distância pode ser uma alternativa válida para a Educação Continuada de profissionais de Educação Física.