Resumo

Este trabalho teve como objetivo averiguar como a disciplina curricular Educação Física Adaptada ou similar tem se apresentado nos cursos de licenciatura e graduação/bacharelado em Educação Física e Esporte nas três Universidades públicas estaduais do estado de São Paulo, e se faz interação com as outras disciplinas do currículo. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou como técnicas de coleta de dados o levantamento de fonte documental via internet através de consulta ao portal do Ministério da Educação (MEC): no link: http://emec.mec.gov.br/ e a entrevista do tipo semi estruturada. Os documentos coletados foram: grades curriculares e conteúdos programáticos da disciplina. Nas análises dos documentos disponibilizados tanto das Instituições públicas como das privadas constatamos que, quanto à nomenclatura, a disciplina tem se apresentado com nomenclaturas semelhantes em algumas IES privadas, e de forma distinta em IES privadas e públicas dentro da proposta licenciatura e graduação/bacharelado em Educação Física e esporte. Em relação às análises das entrevistas com os professores, foi possível analisar a caracterização da disciplina com uma nomenclatura que a identifica e uma falta de consenso quanto aos conteúdos ministrados e relatos mais consensuais quanto às estratégias de ensino, com ênfase na extensão universitária. Na questão do currículo se verificou que há uma ausência de interação entre a disciplina e as demais. Quanto à formação, intervenção e preparação para o mercado de trabalho os participantes apresentaram uma preocupação com a necessidade de se preparar o aluno com perfis diversificados.

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