A Educação Física Adaptada nos Registros da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada no Período de 1996 a 2007
Por Cláudio Silvério da Silva (Autor), Samuel de Souza Neto (Autor), Alexandre Janotta Drigo (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 13, n 1, 2012.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a temática: A disciplina curricular educação física adaptada (EFA) nos registros da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada entre 1996 e 2007. Utilizouse como metodologia a análise documental, tendo como técnica de pesquisa o Repertório Analítico de Caspard- Karydis. Dos 67 artigos, quatro textos foram identificados sob a temática deste estudo. Um artigo de 1996 sobre a estruturação da disciplina EFA nos cursos de EF; dois artigos do ano 2000, valorizando a infusão da disciplina no currículo de EF e a inclusão no processo formativo em EF, e um de 2005 analisando a relação entre a disciplina e a atuação de professores de EF em instituições para deficientes. Como conclusão cabe assinalar que, a presença da disciplina curricular EFA no currículo é resultado de mobilizações políticas dos especialistas e da produção de conhecimentos na área.