Resumo

O presente texto tece aproximações entre a Educação Física (EF) com a Educação Infantil (EI) e a pedagogia desenvolvida na região italiana de Reggio Emilia. Esta proposta pedagógica, fundamentada em Loris Malaguzzi, foi reconhecida mundialmente como um dos melhores sistemas educativos para a Educação Infantil. Admite-se que as razões desse êxito foi por realocar a criança no centro da aprendizagem, reconhecendo-a como ativa, exploradora e portadora de múltiplas linguagens; e por introduzir o trabalho por projetos. Todavia, a presença dos professores de Educação Física não é garantida legalmente nos sistemas públicos de Educação Infantil nacionais, apesar de muitas redes municipais contarem com sua presença. O problema é que, em muitas destas iniciativas, o trabalho do especialista carece de diálogo com a proposta pedagógica da Escola e com o trabalho da professora unidocente. Diante do exposto, observamos a proposta de Reggio Emilia como fonte de inspiração para a EF, podendo proporcionar espaço para as pluralidades de experiências e múltiplas linguagens nas quais a criança possa produzir, inventar e ampliar a visão de mundo a partir das manifestações da cultura corporal.

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