Resumo

Este estudo refere-se fundamentalmente à problemática da Educação Física escolar. Versa sobre a forma como a produção teórica dos anos 80 e início dos anos 90 tratou a questão da Educação Física como componente curricular. Objetivando investigar a bibliografia que tenha exercido efetivamente alguma influência na área utilizarei como critério o levantamento da literatura especializada constante dos concursos públicos para professores de 1o e 2o graus das redes municipal e estadual de São Paulo (ocorridos entre 1980 e 1994), das Propostas Curriculares para a área de Educação Física de 1o e 2o graus das redes municipal e estadual de São Paulo (entre 1980 e 1994) e dos Subsídios Pedagógicos/Curriculares de Educação Física também das redes municipal e estadual de São Paulo (entre 1980 e 1994). Com o fito de entender como a produção teórica, situada entre 1980 e início dos anos 90, caracterizou a Educação Física escolar, primeiramente, foi desenvolvida sobre o conjunto de obras resultante do referido levantamento, análise acerca de como essa produção trata a questão conceitual sobre Educação Física, procurando entender como define a Educação Física escolar. O segundo momento do trabalho compreende reflexões sobre as considerações que a referida produção teórica elaborou em relação a incorporação e o desenvolvimento da Educação Física no interior da instituição escolar. O estudo empreendido pautou-se na constatação do que é e tem sido a Educação Física escolar, nas perspectivas teóricas que apontam sobre o que ela deve e deveria ser, valendo-se dos posicionamentos dos autores das obras analisadas e nas críticas que fui tecendo a respeito dessa questão ao longo do trabalho.

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