A Educação Física Como Disciplina Formadora no Ensino Médio/técnico: Investigando a Sua Relevância
Por Edson Santos Wanderley Jr. (Autor), Eduardo Henrique Almada Cezar (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 11, n 2, 2013. Da página 49 a 59
Resumo
Esta investigação teve como objetivo principal buscar desvelar a percepção que os alunos têm sobre as aulas de Educação Física (EF) em uma escola de ensino médio/técnico. Nesta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa como elemento central. A amostra foi constituída de 74 alunos, com idades variando entre 14 e 17 anos, sendo 28 do sexo masculino e 46 do sexo feminino, estando todos matriculados no 1º período, no turno da tarde e participando das aulas de educação física no chamado contra turno, isto é, no turno da manhã. Diante de todos os dados levantados pode-se presumir que a EF continua apresentando um quadro suavemente distinto. Ou seja, algumas posições radicais por parte daqueles que a admiram e, por outro lado, outras posições contrárias por parte daqueles que não a veem como disciplina importante na formação do aluno. Parece claro que a EF continua não tendo uma boa aceitação como disciplina capaz de contribuir para a formação integral do aluno. Palavras chave: Educação Física; Formação Integral; Atividade Física.