A educação física como parte do projeto da Escola Normal do Paraná: reconstruindo atores e significados (1871-1885)
Por Mariano Adorni (Autor).
Resumo
Desde a inauguração da Escola Normal do Paraná (Entre Ríos), em 1871, a educação física fazia parte do currículo, ocupando um lugar que, embora não fosse central, não era menos importante. Sarmiento e os primeiros diretores, George Stearns e José María Torres (1871-1885), já se preocupavam com a saúde física das novas gerações em relação ao projeto do final do século XIX.
Assim, os primeiros responsáveis pelo ensino da ginástica seriam os professores que, sem formação específica em Educação Física, seriam os responsáveis pela execução dos exercícios ginásticos, servindo eles próprios de modelos.
Vamos nos perguntar "o que" e "como" esses conhecimentos relacionados ao corpo eram ensinados, bem como quem era responsável por fazê-lo numa época em que ainda não existiam profissionais de educação física.
Tentaremos responder a essas questões reconstruindo essas práticas por meio de documentos do arquivo e do acervo histórico da Escola Normal do Paraná, bem como de outros documentos que nos permitam reconstruir como era a educação física nos primórdios da formação de professores na Argentina.
REFERÊNCIAS
Arquivo da Escola Normal do Paraná (AENP). Documento de fundação da Escola Normal do Paraná, 1870.
Arquivo da Escola Normal do Paraná (AENP). Série de cadernos, 1870–1877.
Arquivo da Escola Normal do Paraná (AENP). Série de cadernos, 1871–1873.
Arquivo da Escola Normal do Paraná (AENP). Série de cadernos, 1877–1880.
Arquivo da Escola Normal do Paraná (AENP). Série de cadernos, 1878–1880.
Arquivo da Escola Normal do Paraná (AENP). Série de cadernos, 1881–1883.
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