Resumo

Este trabalho se propõe a firmar uma argumentação sobre a necessidade de legitimar a Educação Física nos currículos escolares, da Educação Infantil (Pré-Escolar) à Educação Fundamental, considerando ser esta educação, um dos principais fatores do desenvolvimento da criança como um todo. Definindo-se a Educação Física como o estudo do movimento humano em interação com o seu universo circundante, procurou-se estabelecer os pressupostos antropológicos e psicobiológicos descritos como orientadores daquele processo de desenvolvimento, segundo estudiosos como Harrow, Le Bouch, Piaget, Magill e outros. Ao confrontar-se a Proposta Pedagógica Curricular Multieducação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, observou-se que a Educação Física faz parte da articulação dos seus Princípios Educativos e Núcleos Conceituais, uma vez que a mesma insere como base desta articulação as disciplinas que fazem parte da Educação Infantil (Pré-Escolar) e do Currículo do Ensino Fundamental. Entretanto, valendo-se de um trabalho de sondagem sobre a questão de operacionalização, um dos fatos observados foi que um percentual mínimo de professores de Educação Física estava envolvido em projetos elaborados de acordo com os objetivos da Multieducação nas escolas implementadoras da proposta. Este fato por conseguinte levanta sérias dúvidas quanto a devida inclusão da Educação Física nos projetos referidos, e prática da Proposta Curricular Multieducação, notadamente no que se refere ao conteúdo da educação corporal embutido nos programas elaborados sob a perspectiva da multieducação.

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