Resumo
O tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando comoacontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental.