Resumo
Procuramos com este estudo explicitar algumas dificuldades ou equívocos, que temos enfrentado e percebido ao longo do nosso trabalho como profissional de Educação Física junto à Educação Regular e Especial, bem como apontar possíveis contribuições da Educação Física para a Educação Especial. Por entendermos ser o trabalho em equipe um meio importante e necessário para educação integral da pessoa portadora de deficiência, tratamos da interdisciplinaridade bem como da caracterização da pessoa portadora de deficiência mental, mais especificamente denominada treinável. Ao estabelecermos uma relação entre a Educação Física e a pessoa portadora de deficiencia, propomos uma rediscussão desta area de conhecimento, que tem até então privilegiado o forte, o perfeito e o belo. Acreditando na educabilidade da pessoa portadora de deficiencia mental, procuramos considera-la como um ser total, no seu processo contínuo de crescimento. Concluindo, destacamos a Educação Física no âmbito da Educação Especial, visualizada num contexto interdisciplianar, em programas que vão desde a estimulação precoce à preparação para o trabalho.